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SERVIÇOS

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

A Brojud Consultoria atua com projetos de Mapeamento de Processos in loco e também temos uma inovação no mercado de consultoria, projeto à distância. Segue nossa estrutura de projeto para ambas opções:

 

1º Diagnóstico e Planejamento do projeto

Reunião presencial ou á distancia com o cliente para entendimento de seus principais gargalos, gaps, necessidades e “dores”. Esse contato ou reunião, abordamos a estrutura organizacional da empresa e nos guia como ponto de partida para criar o projeto ideal, com os stackholders envolvidos, escopo delimitado, recursos necessários e prazos de conclusão.

 

Impactos positivos desta fase:

• Definição de escopo assertiva alinhada ao preço correto;
• Prazos acordados para o gerenciamento efetivo do projeto.

 

2º Modelagem dos Processos

A partir do planejamento definido, iniciamos a modelagem dos processos captando todas as informações nas entrevistas com as pessoas chaves dentro da organização e consolidando-as através de fluxogramas alinhados ao BPMN 2.0 e a nossa metodologia própria para mapeamento de processos. Neste momento, o foco do trabalho é entender como as atividades são feitas no cenário atual (AS IS), ou seja, é o ponto de partida para a análise, transformação e desenho dos novos processos de negócio.

 

Impactos positivos desta fase:

• Obter o máximo de detalhes das áreas, visando o trabalho de análise e transformação;
• Engajamento da equipe de projeto;
• Compartilhar experiência e cases de áreas similares ou não.

 

3º Análise de Processos

Com os processos (AS IS) mapeados e devidamente validados pelos usuários chaves, iniciamos a fase de análise dos processos que segundo o CBOK 3.0 quer dizer: proporciona uma compreensão das atividades do processo e os resultados dessas atividades e dos processos em relação à sua capacidade de atender as metas pretendidas. Analisa também as restrições e rupturas que interferem no desempenho do processo.

Elencamos as informações geradas a partir da análise de processo:

• Compreensão da estratégia, metas e objetivos da organização;
• O ambiente de negócio e o contexto do processo (por que ele existe e se deve realmente existir);
• Uma visão do processo na perspectiva interfuncional;
• As entradas e saídas do processo, incluindo fornecedores e clientes;
• Os pápeis e handoffs de cada área funcional no processo – limite de atuação;
• Uma avaliação da escalabilidade, utilização e qualificação de recursos;
• Uma compreensão das regras de negócios que controlam o processo;
• Métricas de desempenho que podem ser usadas para monitorar o processo;
• Resumo das oportunidades identificadas para aumentar a eficiência e a eficácia, atreladas à um plano de ação e evidências encontradas;

 

Impactos positivos desta fase:

• Entendimento da perspectiva “ponta a ponta” dos processos;
• Planos de Ação para serem executados mediante a uma lista de prioridades;
• Quantificação dos ganhos obtidos (performance ou financeiro);
• Discussão e possível revisão das regras de negócio da empresa.

 

4º Desenho e Transformação dos Processos

Criação dos novos processos (TO BE) baseados nas mudanças e análises realizadas sob a perspectiva “de fora para dentro”, ou seja, foco no cliente. O desenho é criado e validado para auxiliar as empresas na busca e atingimento de metas e estratégias organizacional. Seu processo será TRANSFORMADO, e isso vai muito além de um novo fluxo de trabalho, estamos incluindo mudanças de paradigma na visão ponta a ponta e isso ocorre por diversos motivos como:

• Processo construído com o foco no cliente;
• Aumento de produtividade;
• Redução de defeitos, desperdícios e tempo de cliente de processos;
• Sustentabilidade das operações;
• Redução de risco e custo financeiro;
• Inovar e quebrar paradigmas, aproveitando e /ou desenvolvendo oportunidade

 

5º Gerenciamento do desempenho de processos

Nesta etapa, utilizamos os desenhos de processos efetuados e as analises /transformações tabuladas para efetivamente medir e gerenciar o desempenho e efetiva utilização dos processos (TO BE). Através de métricas definidas, nossa equipe gerencia os processos a fim de corrigi-los a tempo, nas seguintes visões:

• Atrasos nas entregas entre as áreas (processo “ponta a ponta”);
• Necessidade de redistribuição de trabalho;
• Identificação de problemas de qualidade;
• Medição da qualidade de um processo;
• Utilização correta do fluxo de trabalho e envolvidos, etc.

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS

Reter conhecimento e o capital intelectual dos processos chaves dentro de uma organização, é a missão da Brojud Consultoria e fazemos da seguinte forma:

 

1º Planejamento do projeto

Identificamos os processos chaves e principais das organizações, os stackholders envolvidos e o mais importante, as políticas estratégicas de cada área ou da empresa pois com essas informações podemos direcionar toda a elaboração dos documentos. Na sequência, delimitamos o escopo com os prazos e custos do projeto. 

Obs. O cliente pode optar por descrever os procedimentos com a equipe própria ou delegar essa atividade à Brojud Consultoria, onde realizamos essa atividade presencialmente ou à distância.

 

2º Capacitação da Equipe

Após as definições da 1ª etapa, iniciamos essa etapa com um treinamento sobre Elaboração e Descrição de Procedimentos aos stackholders /envolvidos no projeto, com o foco de capacitação e aprimoramento nas etapas de elaboração, validação e controle de documentação.

 

3º Elaboração dos Procedimentos 

Com base no planejamento realizado, os procedimentos são elaborados com foco em fluxos de processos já definidos e alinhados com a estratégia da empresas. Para os casos onde não encontramos os fluxos de trabalho, o documento é elaborado com base em entrevistas com os usuários chaves e validado por um comitê ou lideranças.

 

Essa é a etapa de execução dos documentos, onde todas as técnicas de escrita, conteúdo, referências e controle são efetivamente definidas e serão base para utilização do usuário de cada área.

GESTÃO DE INDICADORES

Para que uma empresa tenha agilidade nos seus processos e seja competitiva é necessário definir métricas para gestão dos resultados, com base em perspectivas estratégicas: Clientes, Financeira, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento.

SUPORTE E MANUTENÇÃO SAP HCM E EH&S

Os contratos de suporte podem ser adaptados às necessidades da sua empresa. Ao trabalhar no detalhe de cada cliente, podemos conhecer cada cenário dos negócios e do sistema, desta forma, fornecer um melhor serviço ao sistema com uma simples visão técnica. Nós podemos sugerir e orientar sobre questões em torno da utilização do sistema e melhorias, bem como a implementação de novas funcionalidades ou melhorias.

 

A Brojud Consultoria fornece as seguintes soluções na plataforma SAP:

• SAP HCM:

OM - Estrutura Organizacional

PA - Administração de Pessoal

TM - Gerenciamento de Tempos

PY - Folha de Pagamento

PD - Desenvolvimento de Pessoal

 

• SAP EH&S:

Licenciamento Ambiental

Monitoramento Ambiental

Gases do Efeito Estufa

Gestão de Resíduo

Segurança do Produto

Saúde Ocupacional

Segurança do Trabalho

Gestão de Riscos

Gestão de Incidente

Higiene Industrial

Gestão de Documentos

 

• Manutenção do SAP identificando melhorias de processos ou GAP`s para obter ganhos na produtividade de seus colaboradores. 

• Suporte pós-implementação SAP para correções e ajustes pontuais ocasionados por uma implementação recente do ERP.

TREINAMENTOS/PALESTRAS

A Brojud Consultoria através de seus profissionais devidamente capacitados e certificados, possui os seguintes Treinamentos /Palestra:

 

• Como mapear processos?

Objetivo: Apresentar e fixar os conceitos de modelagem, desenho, analise e transformação de processos com foco em negócios (BPM – CBOK 3.0), capacitando profissionais e apresentando as melhores práticas de gestão encontradas em diversos segmentos de mercado, como: Varejo, Comércio, Industria, Manufatura, Construção Civíl, Transportes, Educacional, entre outros, potencializando o senso crítico e analítico dos participantes.


• Descrição e elaboração de Procedimentos de Trabalho

Objetivo: Apresentar e fixar os conceitos de como elaborar, controlar e atualizar os documentos operacionais de sua empresa, ligados as políticas e estratégias da companhia.

 

• Gestão de Indicadores de Performance

Objetivo: Apresentar e fixar os conceitos de como quais os melhores indicadores por área, definir o calculo e base de dados para apuração, criar sistemática de apresentação dos números e como criar e acompanhar os planos de ação.

 

• Treinamento Usuário SAP HCM/EH&S:

Objetivo: Apresentar e fixar os conceitos e funcionalidades básicas do módulo que o usuário irá atuar na organização, visando aprimoramento, ganho de produtividade e conhecimento do sistema.